quinta-feira, 22 de março de 2012

Nem Mais Nem Menos

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mateus 16.24)

Eu fico maravilhado com a maneira simples, direta e clara com que Cristo apresenta as condições aos candidatos que desejavam segui-lo.

Muitas vezes somos tentados a “facilitar as coisas” para atrair ou ajudar aqueles que de alguma forma se interessam pelo evangelho de Jesus. Negociamos, transigimos e até omitimos certas verdades com o intuito de não assustar aos novatos. Porém o Senhor jamais compactuou com isso! Ao contrário, Ele estabelece a verdade como um dos pilares do seu ministério (João 8.32).

Analisando a afirmação de Jesus destacada no início podemos compreender alguns passos para os que desejam segui-lo:

Negar a si mesmo - É impossível dispor-se a ser discípulo e ao mesmo tempo empenhar-se em satisfazer seus próprios interesses. Implica na decisão de priorizar a vontade do Mestre.

Tomar a Cruz - É compreender o que nos espera. Ao contrário do que muitos dizem hoje, são caminhos difíceis, de lutas, de provas, de dor. Implica em sacrifício voluntário, onde os resultados imediatos nem sempre nos encorajam a seguir em frente. Sobre tudo é uma atitude de fé!

Seguir a Jesus - É a habilidade de caminhar com o Senhor, junto d’Ele! Aprendendo em cada nova circunstância. Ele não nos preparou um “mapa” - poderíamos nos perder! Ele mesmo se compromete a guiar-nos.

Somente a partir destas condições somos habilitados a ser um verdadeiro discípulo de Jesus. Que o Senhor nos capacite!

Pastor Cesar dos Santos Silva

Nenhum comentário: